segunda-feira, 10 de maio de 2010

Desporto Aventura

RAFTING

Rafting é um desporto de equipa por excelência. Consiste em descer um rio de águas bravas e vencer os diversos obstáculos (quedas, árvores, pedras, etc).Em cada raft, vai sempre um Monitor/Guia para dirigir a embarcação.
Após um ‘briefing’ inicial, em que são dadas todas as instruções de segurança, a adrenalina sobe ao máximo, no interior do barco pneumático. Devidamente equipados, com colete e capacete, os seis a oito participantes seguem as orientações do monitor, remando sempre que necessário. Nos momentos estratégicos, a segurança é sempre relembrada.A incerteza dos rápidos e os banhos de espuma levam a adrenalina ao profundo, jogando com os declives mais ou menos acentuados, que provocam rápidos exigentes e obstáculos que provam a destreza dos participantes.














ARVORISMO

É uma actividade que consiste na travessia entre plataformas montadas no alto das árvores, ultrapassando diferentes tipos de obstáculos como escadas, pontes suspensas, slide, tirolesas e
outras actividades que podem ser criadas.É a prática de descida de rápidos em águas bravas.





























KAYAK:

- Garganta do Paiva

O mais famoso percurso de águas bravas de Portugal, com uma série de rápidos como o "Serra Calos", "Rápido Grande", "As Marmitas", "Rápido da Parede", "O Salto", "As Escadinhas", "S", "Os 3 Saltinhos" entre muitos outros que nem nome têm.



Um percurso exigente numa garganta impressionante, que começa logo após passarmos por baixo da ponte de Alvarenga.

- Espiunca - Travanca

Com o caudal ideal (nível da água ligeiramente abaixo da praia do início), esta "parte de baixo do Paiva" - como é conhecida - é um paraíso para um playboater. Não tem conta as ondas e rolos que se formam no seu trajecto. Como não tem rápidos muito exigentes que ultrapassem o III+, permite uma descida descontraída e vocacionada para brincar. Com pouca água há algumas zonas mais calmas, mas sempre seguidas de um rápido interessante.



CANOYING


Canyoning é o termo inglês que significa descer rios de montanha, encaixados, em “canyon”. A grande dificuldade de tradução para a nossa língua é que não temos “canyons” mas sim rios e ribeiros de montanha, uns mais encaixados que outros, formando cascatas. Daí que se tivesse experimentado o termo “descida de cascatas” ou também “canionismo” que é o termo usado no Brasil.

Consiste na exploração progressiva de um rio, vencendo o seu caudal acidentado, com diversos obstáculos naturais, transpondo obstáculos verticais, através de técnicas e equipamentos. Utiliza-se técnicas de rappel e espeleologia. Actividade por excelência para a época de Verão, para efectuar rappel, saltos para a água, mergulhos, andar em contacto com a natureza.

O canyoning é a forma de conhecer os rios de montanha por dentro, admirando o desconhecido dado encerrarem uma beleza não exposta e quase impossível de ser admirada das margens. Daí a apetência cada vez maior por esta prática: desportiva, turística e científica.

PAINTBALL


O Paintball é um desporto que consiste num jogo onde duas ou mais equipas competem entre si, usando marcadores carregados com bolas de tinta biodegradável.

RAPPEL


Esta actividade consiste em descer grandes paredes verticais com auxilio de cordas (próprias).
Para os mais audazes, existe o rappel à australiana, que é a parte ventral para a frente.


PASSEIOS DE BTT

Consiste em explorar de BTT e ao ar livre vários percursos existentes nas montanhas cada um deles com pontos de interesse turístico quer pela natureza quer por pontos de interesse histórico.

PASSEIOS PEDESTRES

Consiste em caminhadas ao ar livre em vários percursos pedonais existentes nas montanhas cada um deles com pontos de interesse turístico, quer pela natureza quer por pontos de interesse histórico.