sábado, 8 de maio de 2010

Geoparque Arouca



O Geoparque de Arouca faz parte da rede europeia de Geoparques da UNESCO. Em 22/04/2009, recebeu a certificação internacional que foi atribuída por unanimidade.

Com esta certificação da UNESCO, as tradições arouquenses são mais valorizadas e atraem mais turistas a toda a região.

Inaugurado a 5 de Dezembro de 2007, o Geoparque de Arouca envolve uma área de 327 quilómetros quadrados e um total de 41 geo-sítios.

O que é um Geoparque?

Um Geoparque é um território com limites bem definidos que possui um notável Património Geológico aliado a toda uma estratégia de Desenvolvimento Sustentável.

Os três principais propósitos de um Geoparque são:

- Geoconservação

A Geoconservação, também designada de Conservação do Património Geológico, é uma das actividades mais importantes desenvolvidas num Geoparque. Neste âmbito são aplicadas aos geossítios metodologias que permitem a sua protecção, para que estes se encontrem permanentemente acessíveis à visita e preservados.

- Educação para o Desenvolvimento Sustentável

A Educação para o Desenvolvimento Sustentado é uma prática permanente de um Geoparque, materializada em recursos e programas educativos, produtos interpretativos como painéis, folhetos ou centros interpretativos, ou ainda, a dinamização de seminários ou workshops que desenvolvem a proximidade entre o público e as Geociências.

- Turismo

O Turismo, a uma escala global, é uma das principais áreas dinamizadas por um Geoparque, com destaque para o Turismo de Natureza e o Turismo Cultural. Cabe ainda a um Geoparque estimular a actividade sócio-económica através da criação e fomento de empresas ligadas ao sector do turismo, divulgando e promovendo visitas e roteiros turísticos.

Estabelecem-se firmes ligações entre a geoconservação, a educação para o desenvolvimento sustentado e o turismo. Serão fomentadas a construção de novas infra-estruturas que promovam a conservação do património geológico, a educação e o turismo, o desenvolvimento de novos produtos locais e serviços, o encorajamento do artesanato e do crescimento económico local e assim a criação de novas oportunidades de emprego.